O Lobo Solitário

O Lobo Solitário

quinta-feira, 7 de março de 2013

Armstrongs de domingo

Como disse na minha apresentação, o meu hobbie é o btt na vertente de enduro/all montain, faço-o porque quando deixei de fumar achei que se praticasse um desporto seria mais fácil para mim manter a motivação em não voltar a fumar, o que na verdade foi uma excelente ajuda.
Quando comecei, à uns sete anos, fi-lo na estrada apesar da bicicleta ser uma rígida de montanha da marca do Continente, mais tarde passei para a Serra da Arrábida depois de conhecer um grupo de amigos que já praticava btt e ao qual me juntei.
Durante uns três anos e outras tantas bicicletas a Serra da Arrábida foi o meu parque de diversões, até ter mudado de grupo, é que o grupo de amigos que se juntava na Quinta do Conde e partia para a serra todos os domingos transformara-se numa associação sem fins lucrativos, Associação Núcleo Btt Orange associação de que até fiz parte da direção, começaram a pedalar como forma de se afirmarem no grupo, ou seja, deixaram de pedalar para se divertir, conviver e fazer exercício e passaram a faze-lo como forma de se afirmarem dentro do grupo.
Não tenho nada contra as pessoas que praticam desporto de competição muito pelo contrário, não tenho nada contra as pessoas que procuram conhecer os seus limites físicos eu próprio já o fiz mas não posso concordar com quem precisa de "coisas artificiais" apenas para ser melhor que o companheiro de domingo, não posso concordar com quem rapa as pernas mas que não faz massagens, faz apenas porque dá estilo, não posso concordar com quem se torna maníaco do peso e que pensa que a melhor bicicleta é a mais leve, estas e muitas outras parvoíces fazem-se para marcar posição hierárquica num grupo de domingueiros e para no verão fazerem umas meias maratonas de 50kms por estradões poeirentos.
Mudei de grupo como disse, mudei para um grupo que se junta em Santa Marta do Pinhal, freguesia de Corroios, os Santa Malta, teem uma postura coincidente com a minha, embora eu nas minhas voltas em tempo fresco beba apenas água e coma bananas, nos dias de muito calor bebo bebida isotónica para prevenir caimbras mas não recrimino quem leva barritas energéticas ou saquetas de gel, eu também tenho algumas de reserva na dispensa para o caso de não ter L-bananina quando vou esticar os esqueleto.
Neste grupo a Malta também faz subidas e sobretudo não foge às descidas um pouco mais técnicas, tanto andam pela zona do concelho de Almada como na Serra da Arrábida, Sintra, Monsanto, vão variando os tipos de trilho bem como a paisagem o que me agradou bastante pois os Oranges não saiem da Arrábida a não ser para ir a uma ou outra meia maratona, nos Santa Malta ninguém é invejado pelas performances ou pela bicicleta que possui.
O certo é que neste grupo comecei a sentir prazer em descer trilhos técnicos e com a maior velocidade possível, neste momento ando habitualmente com um pessoal que não pertence a grupo algum, é apenas pessoal que se junta por vezes em Monsanto ou na Serra de Sintra, pessoal que volta e meia dá uns valentes tralhos e até parte uns ossos tal como também a mim já aconteceu.
Isto tudo para falar um pouco de mim mas sobretudo criticar a necessidade que certas pessoas teem em provar algo, mostrar aos outros que são melhores ainda que seja uma farça, obviamente que o pessoal com quem pedalo agora também tem uma hierarquia definida pelo nível técnico, hierarquia necessária, pois todos gostamos de descer trilhos a grande velocidade, trilhos que na maior parte dos casos são estreitos e ninguém gosta de levar à frente alguém um pouco mais lento mas também é verdade que nenhum de nós gosta de estorvar que segue atrás.
Bem o post já vai longo e quem não gosta de desporto ou não liga a ciclismo deve estar a achar uma seca, isto no caso de alguém ler este post o que acredito que aconteça, é que apesar de ainda não ter nenhum seguidor as estatísticas do blogue dizem-me que é visitado com frequência.

Sem comentários:

Enviar um comentário