O Lobo Solitário

O Lobo Solitário

quinta-feira, 14 de março de 2013

Desporto infantil

Como todos nós sabemos, o desporto em Portugal é apenas um, o futebol, este é o desporto nacional este é o desporto que todas as nossas crianças querem praticar e aquele que quase todos os pais querem que os filhos pratiquem.
Tenho dois filhos, o A de 9 anos e a L de 6, o rapaz iniciou a sua atividade física com a idade da irmã que por enquanto ainda só faz ginástica no colégio.
O A começou pela natação por eu achar ser esta uma excelente atividade e durante um ano foi o que praticou, depois veio a influencia dos amigos, os jogos do recreio na escola e acabou por pedir-me para mudar para o futebol porque gostava mais que a natação, perante isto obviamente que acedi à mudança, não queria nem quero que o miúdo seja forçado a fazer algo que não lhe dá prazer caso contrário estarei a afasta-lo da cultura desportiva que pretendo que ele venha a adquirir.
Mas hoje escolhi este tema porque em Portugal a maioria das pessoas perde a racionalidade quando o assunto é bola e sejam eles pais ou treinadores a diferença não é substancial, os pais na maioria dos casos vivem convencidos de que os filhos hão-de ser uns Ronaldos e veem nos putos aquilo que eles gostavam de ser mas que não conseguiram, aos treinadores reconheço-lhes o mérito de na grande maioria dos casos dedicarem muitas horas do seu tempo a fazer com que os miúdos corram e a larguem as consolas e o sofá, fazem-no por carolice sem que retirem dividendos proporcionais ao tempo despendido com os nossos filhos, não podem é considerar-se Mourinhos ou futuros Mourinhos e não podem ver nas crianças uma atividade que sendo muito importante no seu crescimento e em qualquer fase da vida não é uma atividade prioritária, ou seja, em primeiro lugar está a escola, esta sim tem de ser levada com rigor e com regras e depois veem as regras especificas inerentes ao desporto que praticam e que neste caso pela idade dos praticantes devem ser levadas com alguma flexibilidade, não se pode fazer depender a convocatória do jogo de fim de semana pelo facto de a criança ter ou não comparecido ao último treino, isto em primeiro lugar porque não depende só delas, nestas idades ainda não são autónomas para se deslocarem aos treinos e em segundo porque teem as tais atividades prioritárias, os deveres escolares.
Não digo isto tudo por ter a certeza que já se tenha passado com o A mas por ter ficado implícito mas palavras do presidente do clube onde o meu puto joga o que para o caso pouco interessa, também não digo isto por achar que o A deve ou não jogar mais ou menos em detrimento de outros miúdos, digo-o apenas porque na passada quinta feira faz hoje uma semana o dito presidente me veio perguntar se o A ia ao treino nesse dia pois era dia de convocatória e convinha ir.
Não seria mais lógico que me viesse perguntar as notas escolares do A?
O senhor perguntou-me isto não porque estar preocupado com o rendimento da equipa onde o meu piqueno joga, até porque o A nem tem a técnica que se exige a um futebolista português embora tenha atributos táticos por exemplo que outros miúdos não teem mas isso já são contas de outro rosário, o Sr. presidente perguntou-me isto apenas porque o seu filho frequenta a mesma escola que o meu e como estava lá à espera do seu petiz e já me conhece resolveu sair-se com esta mas está com azar porque apesar de eu muito gostar de futebol também gosto muito de outros desportos e o único conselho que dou ao A é para que se empenhe em tudo aquilo que fizer e que tente sempre ser um pouco melhor seja na bola ou em qualquer outra coisa e não faço como muitos pais que vão com os putos para os jogos e se põem a gritar para dentro de campo a dar indicações aos seus Ronaldos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário