O Lobo Solitário

O Lobo Solitário

sexta-feira, 15 de março de 2013

Parque florestal de Monsanto (Lisboa)

É uma pena que este maravilhoso parque com cerca de 1000 hectares criado em 1934 para lazer tenha hoje um campo de tiro com chumbo e não possa ter umas construções para a pratica de btt.
Quando me refiro a construções estou a dizer construções de madeira, amovíveis em qualquer altura, que fique bem claro, construções que tanto podem ser feitas em madeira aparelhada como em madeira aproveitada das inúmeras árvores que caíram no ultimo temporal, como em pedra que por lá abunda.
Compreendo perfeitamente que este tipo de construção não faça parte da Natureza mas os diversos aparelhos do circuito de manutenção ou escalada também não fazem parte da mesma, logo o precedente já está aberto e o que dizer de um campo de tiro com chumbo num parque de recreio, até parece brincadeira mas não é.
Sobre a perigosidade da atividade penso que nem vale a pena falar mas para alem desta componente não se pode ignorar os danos ambientais provocados pelo chumbo que como se sabe é um veneno, o ruído dos tiros também é prejudicial, não só para os utentes do parque mas principalmente para os animais que nele  habitam.
Mas como tudo em Portugal, para que as coisas sejam uma realidade há que conhecer as pessoas certas e agradar-lhes (leia-se compensa-las) de alguma forma.
Neste caso concreto nem se pede patrocínio ao estado ou ao município já que a mão de obra e os materiais seriam cedidos pelos amantes da modalidade, numa altura em que florescem os bike parks um pouco por todo o mundo inclusive em Portugal é uma pena que na cidade de Lisboa onde o aumento do uso da bicicleta é cada vez mais uma realidade não só por quem nela trabalha ou habita mas pelos inúmeros turistas que a visitam diariamente, muitos deles vindos de países com elevado poder de compra e onde o desporto não é apenas o futebol não possam usufruir deste tipo de equipamentos.
Neste momento acredito mais na construção de um campo de golfe que implica o abate de milhares de árvores do que neste tipo de construção, a menos que um qualquer politico ou amigo/familiar se lembre de explorar economicamente o parque através desta modalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário