O Lobo Solitário

O Lobo Solitário

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Depois admirem-se que poucos gostem de matemática

 
 
Posso ir dizer nas linhas que se seguem o maior disparate do mundo mas será apenas a minha opinião assim como muitas outras aqui publicadas.
Quando eu andava na escola primária já as maquinas calculadoras eram uma realidade embora fossem  coisas a que poucos se podiam dar ao luxo, ainda assim tive de aprender a tabuada para depois aprender a fazer as contas de multiplicar e dividir. Já na altura, a tabuada não era coisa que me agradasse ter de decorar mas hoje considero a coisa perfeitamente ridícula.
O meu filho de nove anos está no quarto ano e desde o segundo ano que tem de saber a tabuada este ano está a aprender as contas de dividir e tem de saber faze-las de várias formas, de uma formas que eu nunca aprendi e da forma que aprendi e que esqueci há carradões de tempo, eu, a mãe e acredito que a maior parte de nós.
Fui ao youtube aprender novamente as contas de dividir para ajudar o puto nos trabalhos de casa e qual não é o meu espanto quando o A me diz, "pai, eu tenho de fazer as contas de dividir mas sem subtrações" fónix, já nem consigo explicar a matemática do quarto ano ao meu filho.
Nunca até hoje deixei de fazer a minha vida e o meu trabalho por já não saber de cor a merda da tabuada e muito menos por também já não me lembrar de como se fazem as contas de dividir, isto no tempo em que nem sempre se tinha a bela da calculadora a jeito, hoje todos teem telemóvel mesmo o mais reles do mundo tem calculadora e por isso me custa ainda mais compreender a razão de sujeitar as crianças a este tipo de ensino.
Podem dizer os mais puristas que devemos aprender o básico e que os miúdos teem de treinar o cérebro para cálculos mais complexos, ok mas há muito que a tabuada deixou de ser uma coisa básica e passou a obsoleta e quanto a exercitar os miolos, haverá por certo uma infinidade de matérias que num futuro próximo as crianças não tenham de mandar para o ficheiro dos apagados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário